No dia 14 de maio, diversos professores do Colégio Rio Branco Campinas participarão do VIII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, a ser realizado em São Paulo. O evento promove, anualmente, um espaço aberto para debates sobre as melhores ideias e práticas com o intuito de aprimorar o ensino no Brasil, e em 2015 contou com 616 trabalhos de educadores de escolas públicas e particulares, distribuídos em 202 diferentes sessões.
Um dos trabalhos apresentados pela equipe do colégio esse ano será o das professoras Fernanda Ferreira Material e Samantha Gomes sobre o livro 4 Casinhas, de Ivo Minkovicius. Desenvolvido em parceria com a colega Alice de Piero Joanilho, o projeto literário foi o grande destaque de 2015 no Maternal. “Muita gente acha que é difícil trabalhar com crianças de 3 anos, principalmente na multidisciplinaridade, abrangendo outras línguas, música, matérias como Matemática, Geografia, Ciências… mas o retorno é muito grande, mesmo com a pouca idade deles”, afirma Fernanda.
O livro foi escolhido pelas professoras após análise do perfil das turmas, que se mostraram muito amistosas e com forte engajamento da família na rotina escolar. O trabalho foi norteado pela importância da família para a criança, e a história de Ivo Minkovicius ofereceu visões amplas e lúdicas sobre o tema. “O livro fala de quatro famílias que moravam em quatro casinhas e como elas foram removidas de suas residências para a construção de prédios, abrigando mais quarenta famílias desconhecidas nesse local, abordando com sutileza sobre o crescimento das grandes cidades”, explica a docente.
Como requisito para o sucesso do trabalho, as famílias dos alunos também foram envolvidas nesse processo. Os pequenos trouxeram fotos e objetos de casa, resgatando a história da família ou um acontecimento marcante para eles, e compartilhavam com a turma. Também foram trabalhados conceitos de reciclagem e sucata, reaproveitamento de materiais e localização geográfica.
A partir disso, Fernanda decidiu ir além e contatou o autor por meio de sua página no Facebook explicando sobre o projeto que estava sendo feito em sala de aula no Rio Branco e a devolutiva foi super positiva. “Ele nos encaminhou o desenho original da capa do livro, que também foi feito por ele, com uma dedicatória para a turma. Após isso, fizemos uma entrevista por e-mail, com perguntas elaboradas pelos alunos, que foram muito variadas. Por fim, marcamos uma visita dele ao colégio. O autor trouxe uma coleção de livros para presentear as turmas, contou a história para as crianças e autografou todos os exemplares de 4 Casinhas”, discorre. Os alunos também retornaram esse carinho do autor com uma culinária especial, proporcionando uma recepção aconchegante ao visitante ilustre.
A expectativa das professoras em participar do congresso esse ano é enorme, especialmente por considerarem o projeto que será apresentado um caso de sucesso. “É o terceiro ano que vamos ao ICLOC, e estamos muito motivadas para mostrar esse trabalho para outros colegas, é um momento de troca muito importante para nossa profissão em geral. Inclusive, contei ao Ivo que esse projeto iria ser compartilhado no congresso e ele ficou extremamente feliz, disse que até ia tentar nos prestigiar no dia da apresentação!”, celebra Fernanda.
A professora Samantha, que hoje atua ao lado de Fernanda, reitera a importância de inserir projetos literários cada vez mais cedo na rotina dos alunos. “Conseguimos desenvolver muita coisa em sala de aula a partir dos livros, e queremos mostrar um pouco disso no ICLOC, até mesmo para abrir novos horizontes e incentivar outros professores”, conta.