RB Informa

Professoras do Maternal apresentam projeto no ICLOC

No dia 14 de maio, diversos professores do Colégio Rio Branco Campinas participarão do VIII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, a ser realizado em São Paulo. O evento promove, anualmente, um espaço aberto para debates sobre as melhores ideias e práticas com o intuito de aprimorar o ensino no Brasil, e em 2015 contou com 616 trabalhos de educadores de escolas públicas e particulares, distribuídos em 202 diferentes sessões.

Um dos trabalhos apresentados pela equipe do colégio esse ano será o das professoras Fernanda Ferreira Material e Samantha Gomes sobre o livro 4 Casinhas, de Ivo Minkovicius. Desenvolvido em parceria com a colega Alice de Piero Joanilho, o projeto literário foi o grande destaque de 2015 no Maternal. “Muita gente acha que é difícil trabalhar com crianças de 3 anos, principalmente na multidisciplinaridade, abrangendo outras línguas, música, matérias como Matemática, Geografia, Ciências… mas o retorno é muito grande, mesmo com a pouca idade deles”, afirma Fernanda.

O livro foi escolhido pelas professoras após análise do perfil das turmas, que se mostraram muito amistosas e com forte engajamento da família na rotina escolar. O trabalho foi norteado pela importância da família para a criança, e a história de Ivo Minkovicius ofereceu visões amplas e lúdicas sobre o tema. “O livro fala de quatro famílias que moravam em quatro casinhas e como elas foram removidas de suas residências para a construção de prédios, abrigando mais quarenta famílias desconhecidas nesse local, abordando com sutileza sobre o crescimento das grandes cidades”, explica a docente.

Como requisito para o sucesso do trabalho, as famílias dos alunos também foram envolvidas nesse processo. Os pequenos trouxeram fotos e objetos de casa, resgatando a história da família ou um acontecimento marcante para eles, e compartilhavam com a turma. Também foram trabalhados conceitos de reciclagem e sucata, reaproveitamento de materiais e localização geográfica.

A partir disso, Fernanda decidiu ir além e contatou o autor por meio de sua página no Facebook explicando sobre o projeto que estava sendo feito em sala de aula no Rio Branco e a devolutiva foi super positiva. “Ele nos encaminhou o desenho original da capa do livro, que também foi feito por ele, com uma dedicatória para a turma. Após isso, fizemos uma entrevista por e-mail, com perguntas elaboradas pelos alunos, que foram muito variadas. Por fim, marcamos uma visita dele ao colégio. O autor trouxe uma coleção de livros para presentear as turmas, contou a história para as crianças e autografou todos os exemplares de 4 Casinhas”, discorre. Os alunos também retornaram esse carinho do autor com uma culinária especial, proporcionando uma recepção aconchegante ao visitante ilustre.

A expectativa das professoras em participar do congresso esse ano é enorme, especialmente por considerarem o projeto que será apresentado um caso de sucesso. “É o terceiro ano que vamos ao ICLOC, e estamos muito motivadas para mostrar esse trabalho para outros colegas, é um momento de troca muito importante para nossa profissão em geral. Inclusive, contei ao Ivo que esse projeto iria ser compartilhado no congresso e ele ficou extremamente feliz, disse que até ia tentar nos prestigiar no dia da apresentação!”, celebra Fernanda.

A professora Samantha, que hoje atua ao lado de Fernanda, reitera a importância de inserir projetos literários cada vez mais cedo na rotina dos alunos. “Conseguimos desenvolver muita coisa em sala de aula a partir dos livros, e queremos mostrar um pouco disso no ICLOC, até mesmo para abrir novos horizontes e incentivar outros professores”, conta.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo