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Professores participam de formação em avaliação

No sábado, dia 29 de fevereiro, os professores de todos os segmentos puderam debater e, principalmente, repensar sobre a formação do processo avaliativo com os palestrantes Tatiana Pita e Ivan Guedes. 

“Hoje, repensarmos todo o processo de aprendizagem é importante. Entender que avaliar faz parte desse caminho e que não é algo isolado. A escola, por muito tempo, fez o ‘eu ensino para a prova’. Mas sabemos que não deve ser assim. Eu não ensino para a prova, eu ensino para que o aprender tenha uma lógica e para que faça parte da formação integral do aluno. Para isso, eu planejo, faço e revejo, passando a entender a avaliação dentro desse campo”, explicou Tatiana.

Para que os professores repensassem e revissem esse processo, a palestra contou com uma dinâmica diferente: divididos por segmentos, os docentes foram separados em grupos para resolverem diferentes problemas propostos. Segundo Ivan, esse formato possibilita que os grupos resolvam os problemas uns dos outros, troquem experiência sobre a resolução e visualizem a importância da avaliação do processo.

Propondo essa interação entre os professores, os palestrantes mostraram, na prática, como a ideia de desconstruir a avaliação baseada na prova é necessária para entendermos que a prova é somente o produto final, extremamente importante, mas que, somente com um processo avaliativo por trás  desta, podemos pensar o que precisa ser reavaliado na educação. 

“A avaliação me informa, ela me passa dados, ela me dá subsídios para que, cada vez mais, eu busque qualidade para a formação do meu aluno. Eu aprendo que dados precisam ser lidos: que nota é essa? Qual a diferença entre avaliar e medir? Por muito tempo nós somente medimos, e medir não tem subsídio para buscar qualidade na formação de um aluno. Por isso, rever toda prática profissional é indispensável para que a gente busque a tão sonhada qualidade para a educação”, finalizou Tatiana.

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