RB Informa

Professores participam do RB Práticas Inovadoras

A comemoração pelo Dia dos Professores deste ano teve um gostinho especial. Na sexta-feira, dia 19 de outubro, a equipe pedagógica conheceu os quatro trabalhos vencedores do concurso RB Práticas Inovadoras. No total foram inscritas 27 práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

Lançado na semana de planejamento pedagógico, o projeto RB Práticas Inovadoras possibilitou a reflexão, o debate de ideias, a apresentação e compartilhamento de novas práticas, realizadas pelo corpo docente do Colégio em todos os segmentos educacionais: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Participaram do concurso professores especialistas, professores do RB+, professores do extracurricular e professores substitutos pertencentes ao quadro ativo do corpo docente do Colégio Rio Branco Campinas no ano de 2018.

Cada participante ou equipe pode inscrever até duas práticas que foram avaliadas por uma comissão julgadora sob os critérios:

  1. Criatividade e inovação da prática pedagógica – ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender (4 pontos)
  2. Utilização de recursos e soluções inovadoras – integração desses recursos ao contexto da sala de aula  (3 pontos)
  3. Engajamento dos participantes – protagonismo e colaboração  (2 pontos)
  4. Potencial de multiplicação da prática  – facilidade do projeto ser replicado ou inspirar outras prática (1 ponto).

Após avaliação pela comissão julgadora, os trabalhos finalistas foram divulgados para o corpo docente para votação das práticas mais inovadoras. Confira os trabalhos vencedores:

Categoria: Educação Infantil

Trabalho: Desvendando os segredos das abelhas

Professoras: Giselle Vergínia C. Januário Taranti e Pâmela Pinheiro Caron Romagnolo

No 2º semestre de 2018, o tema norteador do projeto no Infantil I são as abelhas. Para apoiar as atividades, as professoras selecionaram a obra literária O segredo das abelhas, de Caroline Lara. A história conta sobre uma abelha que tem um papel fundamental para o meio ambiente.

O projeto foi iniciado por meio do levantamento de hipóteses com as crianças: como é uma abelha? Onde ela vive? O que ela come? Qual o seu som? Foram iniciadas pesquisas em livros, google e observações na natureza, além de uma expedição fantástica pelo mundo das abelhas no Google Expedition, que proporcionou momentos enriquecedores em que as crianças puderam participar de uma experiência inovadora, a fim de conhecer uma abelha bem de perto, por dentro e muito mais.

Categoria: Ensino Fundamental I

Trabalho: Uma viagem pelo corpo humano

Professoras: Viviane Bonardo Gardin e Julia Lotti Mietto

O projeto “Uma viagem pelo corpo humano” utiliza a abordagem “STEM” (uma abordagem investigativa), no qual o aluno é engajado em atividades práticas para solucionar algum problema.

Neste caso, a questão disparadora foi lançada por um vídeo introdutório e o aluno tem a oportunidade de vivenciar uma aprendizagem criativa para resolver a questão proposta e o professor tem papel de mediador.

A tecnologia também é bastante explorada, principalmente a técnica “Chroma key” para a gravação dos vídeos disparadores do projeto. Os registros das atividades estão sendo divulgados no google site e no portfólio físico.

Categoria: Ensino Fundamental II

Trabalho: Um novo olhar pedagógico sobre os sistemas cardiovascular e respiratório

Professoras: Elieth Euzebio da S. Arantes e Amanda Leal Oliveira

Os conteúdos de Sistema Cardiovascular e Respiratório fazem parte do currículo de Ciências dos oitavos anos. Partindo de uma abordagem diferenciada, em que o aluno tem a possibilidade de desenvolver conhecimento ativo, foram propostas práticas inovadoras que consistiram em demonstrações experimentais, produção de conteúdo digital e atividade processual utilizando plataformas interativas. Todas as atividades tiveram como tema gerador os efeitos nocivos do cigarro no organismo. Por fim, pudemos observar que as práticas resultaram em um maior entendimento dos alunos e o processo de aprendizagem foi mais proveitoso.

Categoria: Ensino Médio

Trabalho: Redewendungsseite – Site de Expressões Idiomáticas Alemãs

Professores: João Eduardo Scanavini, Adriane Zilda Pletz e Marcos Galvão Montagnoli

Expressões idiomáticas são frases cujos conteúdos não podem, naturalmente, ser tomados de forma literal. As figuras de linguagem que estas expressões trazem nos conduzem a um significado dominado, normalmente, apenas por um falante nativo.O idioma alemão contém mais de mil expressões idiomáticas. Aprendê-las é algo não apenas divertido, mas algo que nos coloca em contato direto com aspectos da cultura alemã, ampliando, de forma viva e dinâmica, o domínio do idioma.

O projeto tem três objetivos:

  1. Sensibilizar os alunos para a existência e para a vivência de algumas das fantásticas expressões idiomáticas alemãs;
  2. Promover uma experiência pedagógica inaugural com a ferramenta Google Sites de forma colaborativa, por meio da criação de um site integrado, alimentado por todos os nossos alunos do curso Alemão Extracurricular, em seus distintos níveis;
  3. Fomentar, por meio de um projeto piloto em nosso curso e de uma temática relevante, o gosto pelo idioma alemão.

A repercussão do concurso RB Práticas Inovadoras foi muito positiva entre os professores e a equipe já está com planos para a edição de 2019. A expectativa é ampliar esse projeto e proporcionar novas formas de ensino e aprendizagem para os alunos de todos os segmentos.

A importância do projeto pode ser avaliada nas palavras do diretor pedagógico do Rio Branco prof. Admir Moreli: “Estamos felizes pois o resultado do projeto foi excelente, com trabalhos realmente criativos e inovadores, tanto que tivemos muita dificuldade na escolha dos melhores trabalhos. O mais importante é que os professores estão empolgados com a proposta e sentindo-se desafiados a inovar suas práticas. Com isso todos ganham, os professores renovando suas metodologias, mas principalmente os alunos, desafiados a participar de forma mais ativa no processo de aprendizagem. Em 2019, certamente, teremos boas novidades”.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo