Os contos de fadas invadiram a Educação Infantil do Colégio Rio Branco, preenchendo a rotina dos alunos com magia, diversão, mas também muito aprendizado. As turmas do Maternal estão estudando a história da Chapeuzinho Vermelho a partir do projeto literário homônimo, de autoria de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. “É um conto muito completo, com ele podemos trabalhar os animais, a família, as moradias, respeito… eles adoram a magia que envolve essa história”, justifica Pamela Pinheiro Caron, professora do Maternal C.
O projeto começou na última semana de agosto e se estende até o final de novembro, culminando em um portfólio com todas as produções que as salas realizarão ao longo do semestre. “Em comum, vamos trabalhar os órgãos do sentido, tudo com muita ludicidade, como na passagem ‘Que olhos grandes você tem! É para te ver melhor…’. Faremos a pintura com as garras do lobo, por exemplo, além da brincadeira de adivinhar o colega somente pelo tato, com os olhos vendados”, contam Amanda Nicolaidis, do Maternal B, e Pamela.
Além dos núcleos comuns, cada docente buscou uma área de interesse de sua turma para nortear os principais momentos desse trabalho. O Maternal B focará na família e as receitas que passam de geração para geração. Já na turminha do Maternal C, o conteúdo principal será as moradias, além das diferenças entre os animais e seres humanos. Completando o time, o Maternal A, da professora Fernanda Ferreira Material, aborda a relação dos netos com as avós.
“Em nossa primeira atividade introdutória, convidamos nossa colega Ditinha para ler a história na casinha, que fica no nosso Bosque, e foi uma comoção, eles adoraram! Fizemos até um chá com bolo após o conto, eles ficaram muito animados”, conta Fernanda. Outros planos da professora para esse projeto são o dia com as avós dos estudantes no colégio, os trabalhos de artes plásticas e o mascote, que irá cada noite para a casa de um aluno para registro.
Para fechar, a tradicional Manhã Musical do colégio terá como tema os contos de fada, portanto, o Maternal será encarregado de apresentar a história da Chapeuzinho nesse momento. Eles cantarão as músicas do conto, com direito a coreografia e uma surpresa no decorrer da apresentação.
Confira na galeria abaixo como foi o início dessa série de atividades.