RB Informa

“Viajantes Literários” estimula a escrita dos alunos do 8º ano

Visando incentivar os alunos do 8º ano a desenvolverem suas habilidades em escrita e prepará-los para o projeto “Viajantes Literários”, o Colégio Rio Branco iniciou uma série de aulas especiais sob a coordenação da professora Vanessa Perim.

O Prêmio Viajantes Literários é um projeto promovido pela Árvore de Livros, em parceria com a editora Global, apadrinhado pela escritora Marina Colasanti e tem como objetivo levar estudantes e professores de escolas de todo o país para uma incrível viagem pelo mundo da literatura.

“O projeto propõe quatro encontros com as turmas. Em cada encontro, vamos trabalhar um gênero literário diferente e, ao final, eles produzirão um texto em primeira pessoa com a temática viagem no tempo. Depois,  vamos enviar esse material para a Árvore de Livros e  os jurados escolherão alguns textos. As melhores produções serão publicadas em um livro virtual e em um livro físico, acompanhado de tarde de autógrafos. A escola poderá até receber a visita da autora Marina Colasanti”, explica Vanessa.

Os alunos inscritos foram divididos em duas turmas, cada qual tendo uma aula semanal de uma hora. Segundo a programação passada às escolas, os gêneros textuais trabalhados ao longo do período serão carta, jornal, microconto de caráter fantástico e narrativa em primeira pessoa.

Além disso, o material apoia também o incentivo à leitura, propondo, a cada duas semanas, dois ou três livros diferentes aos alunos: “A cidade que ficou na memória”, de Marilene Lemos, “Meu avô tem oito anos”, de Sônia Travassos, “Hora de alimentar serpentes” e “23 histórias de um viajante”, ambos de Marina Colasanti e “20 mil léguas submarinas” de Júlio Verne.

“O interessante de estimularmos a leitura desse acervo é que os alunos terão mais embasamento, conhecimento, história e criatividade para escreverem o próprio texto em nossa aula final”, conclui a professora.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo