RB Informa

RB em Casa – Cine Debate

Por unir o melhor da sétima arte às questões sociais, políticas, econômicas e culturais, o Cine Debate já se tornou marca registrada no Colégio Rio Branco. O projeto, que tem como objetivo contextualizar a matéria abordada em sala de aula com a exibição  de filmes consagrados, é um verdadeiro sucesso entre os alunos.

“O Cine debate une o cinema e a sala de aula, tornando a dinâmica do aprendizado muito mais prazerosa para o aluno. As questões sociais, políticas, econômicas e culturais são trabalhadas em aula, depois são contextualizadas com a exibição do filme e, então, criamos um ambiente de discussão e visão crítica sobre o problema contestado naquele momento”, destaca André Campos, professor de História e idealizador do projeto.

Com filmes que seguem um rigoroso critério de qualidade visual e temática, o Cine Debate estimula os alunos a trabalharem o seu posicionamento e pensamento crítico para diversos temas. Como explica André, “é a união entre cinema, escola, professores e alunos que amplia a visão de mundo dos envolvidos, permitindo que, principalmente os alunos, trabalhem com o questionamento sobre contradições, diferenças e problemas de nossa sociedade atual”.

“Os filmes escolhidos são selecionados de acordo com a necessidade do momento, acontecimentos históricos, culturais e/ou esportivos ou por meio de festivais. As exibições ocorrem no contraperíodo escolar para que os professores de diversas disciplinas possam participar do evento. Durante a exibição, analisamos o conteúdo trazido e abrimos um debate para que os alunos possam dar seu parecer e sanar dúvidas. Isto  nos garante uma troca muito rica de visões e a construção de conhecimento conjunto”, esclareceu o professor.

E, mesmo com o distanciamento social, nossos professores responsáveis pelo projeto fizeram questão de levar aos nossos alunos a experiência cinematográfica para dentro de casa. 

“Demos continuidade a essa atividade mesmo com o distanciamento social. Encontramos uma forma de utilizar as tecnologias trazidas pelo Colégio para conseguirmos trabalhar com os alunos. Já foram realizados três encontros e o último deles envolveu treze professores diferentes para um debate sobre racismo, diversidade e igualdade social”, finalizou André.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo