RB Informa

RB está na 3ª fase da olimpíada de História

Alunos do 9º ano e Ensino Médio têm excelente desempenho e estão na 3ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O colégio participa com seis equipes de três integrantes, que trabalham com a orientação do professor de História, Gustavo Ricciardi Fábregas de Aguiar. As cinco primeiras fases são operadas à distância, com as respostas enviadas online. A última fase é presencial, e acontecerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A olimpíada acontece desde 2009 e é elaborada pelo Departamento de História da Unicamp. Aproximadamente 42 mil alunos de todo o Brasil participam das provas anualmente, que têm como objetivo maior estimular o desejo de pesquisar e aprender História. As questões são abertas e as respostas devem ser formuladas após pesquisa e debates entre os colegas de equipe e professores orientadores. “Não basta pesquisar a resposta e identificar o item correto. Eles têm que discutir entre si sobre a informação mais completa para gerar mais pontos. E neste processo, eu auxilio na leitura dos documentos e no esclarecimento de dúvidas”, comenta Gustavo.

De acordo com o professor, as equipes estão trabalhando com muita eficácia e se ajudam frequentemente, mesmo sendo “concorrentes”. O formato da prova também é um dos grandes atrativos para os participantes, que foge do modelo tradicional de outras ciências, como Física e Astronomia. “A ONHB é única: não existem questões totalmente erradas, cada uma tem o seu valor, ela é baseada em pesquisa e análise de documentos, e isso é muito bacana”, comenta Raphael Martins de Santana, aluno do 3º A, que já está em sua terceira participação.

Já Luigia Giovannina Pietro Buono Nardelli Dellova, do 3º ano B, é novata na olimpíada, e diz que decidiu se inscrever por querer aproveitar todas as oportunidades em seu último ano no colégio. “Além disso, outra vantagem da ONHB é que essa também é uma maneira de relembrar conteúdos e adicionar mais informações na preparação para os vestibulares”, pontua.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo