RB Informa

RB sedia exposição sobre imigração alemã em Barão

Sempre em busca de resgatar a memória alemã e as origens da cultura que originou a nossa escola, o Colégio Rio Branco Campinas recebeu uma exposição que detalhava a vinda de imigrantes germânicos ao interior de São Paulo, em especial a região de Barão Geraldo. O conteúdo foi disponibilizado pelo Instituto Martius-Staden em parceria com Sven Dinklage, pai do aluno Félix, que é alemão de origem e fez questão de trazer o material para outros alunos do colégio conhecerem. “As exposições itinerantes são uma boa maneira de levar a história à população, e neste caso a história brasileira se mistura fortemente com a história do Colégio Rio Branco. O colégio cultiva, até hoje, os valores trazidos pelos fundadores alemães, coisas que acabam convencendo e atraindo milhares de alunos e famílias da região. E as crianças e jovens têm a grande oportunidade de desenvolver costumes e práticas (além de conhecimentos da língua alemã) que certamente farão uma grande diferença na sua vida profissional e pessoal”, afirma Sven.

Coincidentemente, o tema da imigração europeia no Brasil estava sendo estudado pelos alunos do 7º ano na disciplina de Geografia, e por isso, o professor Donizete Praxedes da Rosa fez uma visita guiada com todas as turmas pela exposição. “Essas turmas trabalharam com a cafeicultura, início da industrialização e a importância da mão-de-obra estrangeira nesse cenário. Foi uma feliz coincidência a chegada do material aqui na escola. Barão Geraldo recebeu muitos imigrantes nesse período, e o nosso colégio surge com a preocupação dos alemães com a educação de seus filhos aqui na região”, diz Donizete.

A exposição abrange desde a crise da escravidão no Brasil, o início da vinda dos imigrantes, além da questão social e cultural da mistura de povos no país. O professor conta que após a visita com os alunos pela mostra, ele percebeu que vários estudantes voltaram ao local durante os intervalos para se aprofundar no conteúdo dos banners. “Poderíamos ver esse material em um museu devido à sua complexidade e riqueza. É importante resgatar a história de cada um, e também saber como podemos valorizar cada vez mais essas origens”, reitera Donizete.

Lorenzo Salles Guazzone, do 7º ano C, comenta que a exposição ajudou bastante a absorver o conteúdo já visto em sala de aula. “É importante ter essa exposição, o impacto cultural que a vinda dos imigrantes trouxe principalmente para a nossa região aqui em Barão Geraldo faz parte da nossa história, principalmente da minha, que passei a maioria dos meus anos aqui”, comenta.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo