RB Informa

Representações de si: quem eu sou e do que gosto

No segundo encontro da OPCE, Orientação profissional Caminhos e Escolhas, promovida pelo serviço de orientação educacional do Ensino Médio do Colégio Rio Branco, o professor André Nalin discorreu sobre o tema “Representações de si: descobrindo quem eu sou e do que eu gosto”.

Utilizando conceitos históricos sobre a relação do homem com o trabalho e também da psicanálise junguiana, o docente conversou com os alunos do Ensino Médio sobre o que eles devem esperar da futura profissão e como tornar o processo de seleção dessa carreira menos conflituoso. “Nesta aula tentamos explicar que o sucesso profissional possui várias facetas e que não existe uma profissão ideal logo de cara para o aluno, na tentativa de ajudar a evitar uma grande decepção e a evasão logo no primeiro ano de curso na faculdade”, diz André.

Este módulo dá sequência à introdução do curso da OPCE, que falou brevemente sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner. “Descobrir nossas habilidades naturais e investir nelas são ferramentas poderosas na escolha profissional e direcionamento de carreira. E ter ciência de que nosso trabalho é somente uma das diversas personas que nos caracterizam é essencial para conviver em harmonia com nossas crenças e com o que a sociedade exige de nós”, reflete o professor.

O educador também é um dos responsáveis pela elaboração do planejamento do curso, em parceria com a orientadora Juliana Caetano, e voltará a ministrar outro módulo mais adiante com a turma deste ano. Ele frisa que em qualquer serviço de orientação profissional o aluno é quem deve traçar seu caminho a partir dos esclarecimentos obtidos nas sessões, e que não há somente uma opção definitiva de escolha para cada um. “Os adolescentes têm uma missão muito difícil nessa fase: os vestibulares estão mais concorridos, o mercado de trabalho é mais acirrado, a gama de profissões disponíveis é bem maior; por isso eles precisam de ajuda e queremos auxiliar no que pudermos nesse processo”, garante.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo