RB Informa

Segredos da Neurociência para impulsionar o aprendizado

No dia 9 de fevereiro, os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar da palestra “Neurociência e Educação: como o cérebro funciona na aprendizagem e memória”, ministrada pelo professor de Biologia, Alexandre Rezende. O aprofundamento do tema logo no início do ano, principalmente para os estudantes do 3º ano, revela a importância de saber como estudar com eficiência, pois, além do conteúdo programático em sala de aula, os adolescentes terão um ano intenso de provas de vestibulares à frente. “Eles passarão por um ano bastante estressante, de muita luta e estudo, e saber controlar bem as emoções e ter estratégias eficientes para o aprendizado é essencial”, explica o professor Alexandre.

A palestra neurociência e educação abordou o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem e memória, mostrando a estrutura básica do órgão, os três pontos principais que ocorrem no aprendizado (entender, aprender e fixar), e o constante reforço sobre a potência do cérebro, sua plasticidade e capacidade de reorganização de suas estruturas, colaborando para um alto rendimento acadêmico. “Além disso, os pensamentos dizem muito sobre o que somos. Pensar positivamente e com motivação é algo que pode contribuir muito para a parte do aprendizado e ter boas memórias”, complementa Alexandre.

Durante a palestra, e complementado no final da apresentação, o professor deu algumas dicas aos alunos sobre como aproveitar mais o momento do estudo tanto em sala de aula, como em casa. “As mais relevantes são a importância de se estudar o conteúdo aprendido em sala ainda no mesmo dia, ter boas noites de sono; adquirir o hábito de fazer resumos; que ajudam muito na hora da revisão; fazer associações no conteúdo, com estratégias que associem o conteúdo com algo que ele possa lembrar, isso pode ajudar a colher bons frutos no final do ano”, discorre o docente.

Cecília Zanchetta Penteado, aluna do 3º B, revela que desde o início do ano letivo já adotou uma rotina mais organizada de estudos, e já sente diferença com relação ao rendimento dos aprendizados. “Pretendo também me atentar à parte do sono que foi mencionada na palestra,
nunca percebemos antes como isso influencia nos estudos”, diz a adolescente, que adora e participa de todas as aulas de aprofundamento proporcionadas pelo Colégio Rio Branco.

Gabriel de Oliveira, colega de sala de Cecília, também fez questão de marcar presença no encontro, que ele classificou como extremamente informativo e com conteúdo transmitido de forma simples e fácil de entender. “Para nós que estamos no terceiro ano, essas dicas sobre as maneiras ideais de se estudar são muito importantes, pois temos pela frente o Enem e os principais vestibulares, e toda a pressão que existe em torno dessas provas”, completa o aluno.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo