RB Informa

Sorrisos e solidariedade no Natal da Sonhar Acordado

O último sábado, dia 10 de dezembro, foi cenário de uma grande festa de solidariedade. O Colégio Rio Branco foi parceiro, pela primeira vez, da ONG Sonhar Acordado Campinas em sua tradicional Festa de Natal, que proporciona momentos de diversão, alegria e confraternização entre as crianças e adolescentes de 13 instituições parceiras da ONG. Das 8h às 17h, a festa, que teve como tema “A liga do Noel”, transmitiu valores humanos universais através de atividades lúdicas, shows, dança, brinquedos infláveis e estações temáticas espalhados por todo o espaço do colégio.

Para o evento, o colégio mobilizou alunos, pais, funcionários e prestadores de serviço – equipes da Iron (segurança), Limpotec (limpeza) e a Cantina Ravena – como voluntários na organização e nas atividades que aconteceram ao longo deste dia de festa. O diretor pedagógico do colégio, Admir Moreli, ressalta que foi um dia muito especial para a história do Rio Branco. “Não poderíamos ficar mais felizes e honrados com o convite para sermos parceiros da ONG Sonhar Acordado Campinas nesta Festa de Natal. Oportunizar a solidariedade, diversão e confraternização para todas essas crianças possibilita o exercício da nossa cidadania, fazendo com que coloquemos em prática os valores que fazem parte da razão de ser do Rio Branco: uma escola que se preocupa com a formação cidadã dos alunos, tornando-os agentes transformadores em prol de uma sociedade mais solidária e sustentável”, afirma.

Gabriela Reginato, diretora da filial de Campinas da Sonhar Acordado, conta que já trabalha na ONG há sete anos, e que a Festa de Natal faz parte do calendário de grandes festas organizadas anualmente pela entidade. “Fazemos duas grandes festas anuais, e essa de Natal representa todos os valores trabalhados durante o ano com esses jovens: compromisso, responsabilidade, obediência e sinceridade”, explica Gabriela. Hoje, a ONG ajuda 13 instituições que são acompanhadas mensalmente, porém a lista de entidades que aguardam novos voluntários é extensa, assim como a necessidade de mais parceiros para auxiliarem nos custos desses eventos da Sonhar Acordado. “Quando entrei para a Sonhar, trabalhávamos apenas com três instituições e os poucos voluntários da época faziam de tudo… hoje, temos um grupo de voluntários para cada instituição, e buscamos crescer a cada ano, estimulando a mudança nas nossas crianças e adolescentes. O trabalho pode ser burocrático muitas vezes, mas é recompensador”, garante a diretora.

O diretor das grandes festas e eventos da Sonhar Acordado, Gustavo Gomes Mena, relata que aproximadamente 650 crianças e adolescentes compareceram ao evento, que também contou com a ajuda de 600 voluntários na sua organização. “O Colégio Rio Branco abriu as portas da escola com muita solicitude, e tudo saiu muito melhor do que imaginávamos. O espaço aqui é muito bom, a receptividade de todos do colégio foi fantástica, realmente foi um evento excelente”, elogiou. Quem também estava encantada era Lidiane Soares, assistente social da Associação Beneficente Semear, localizada no bairro Vianorte. “É nosso primeiro ano na festa, e as crianças estavam muito ansiosas. Para elas, é um sonho ter pessoas o dia inteiro brincando e interagindo com cada uma”, diz Lidiane.

Ivan Santos Davi é voluntário desde 2012, e teve seu interesse despertado para o voluntariado após uma viagem para o exterior, em 2011. “Tem que vir de coração aberto e se entregar pois, quando você vira voluntário, acontece uma transformação enorme em você, entramos de uma maneira e saímos uma pessoa totalmente diferente. Deixamos para trás coisas irrelevantes e damos valor a outras bem mais importantes”, reflete.

Alunos do Rio Branco também decidiram passar esse dia junto às crianças e adolescentes amparados pela ONG. Arthur Henrique Rodrigues Zullo, da 2ª série B do Ensino Médio, veio pela primeira vez ao evento e adorou a experiência. “Minha irmã, que também foi aluna do colégio, é voluntária desse projeto e me incentivou a participar. Gosto de estar com crianças, é muito gratificante fazer parte de algo assim tão grande, poder dar alegria para essas crianças, que no final, acabam proporcionando mais alegria ainda para nós”. Natalia Ferreira e Heloisa Lot, ambas da 2ª série A do Ensino Médio, estavam muito gratas por poderem participar dessa iniciativa. “Foi uma alegria poder transformar o dia dessas crianças. No começo elas estavam mais tímidas, mas ao longo das atividades elas foram se soltando mais… foi uma experiência muito legal passar o dia inteiro com elas, ver o sorriso de cada uma estampado no rosto”, contam as meninas.

Quem também vestiu a camisa e não mediu esforços para garantir o sucesso do evento foi José Roberto Prates, líder de monitoria externa no colégio. “É muito bom estar aqui hoje, fazer esse trabalho, receber esse olhar de carinho das crianças… eu me reconheço nelas, e hoje, graças às oportunidades que tive, o que eu puder fazer por elas, eu farei”, revela emocionado. Jean Carlo Pereira, supervisor responsável pela Limpotec, diz que a mobilização de seus funcionários para a festa foi além da expectativa. “Quando souberam do evento, todos da equipe se uniram e quiseram participar, alguns até queriam, inclusive, participar das brincadeiras com as crianças. Para nós, é sempre um prazer ajudar!”, garante.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Eventos

Planejamento Pedagógico 2023

Mais uma manhã de muito aprendizado!  Ontem, 17/01, nossa equipe pedagógica participou do segundo dia da semana de planejamento pedagógico do ano de 2023. Nosso Diretor Pedagógico, professor Admir…

LEIA MAIS
Notícias

Planejamento Pedagógico 2023

Foi dada a largada! Iniciamos hoje a semana do Planejamento Pedagógico de 2023, com muitas atividades pensadas especialmente para a nossa equipe pedagógica. Começamos o dia com um café da manhã delicioso,…

LEIA MAIS
Eventos

Festival de Judô RB 2022

Na manhã do sábado do dia 26 de novembro, aconteceu o Festival de Judô RB, que contou com a presença de nossos alunos do extracurricular e alunos de outras associações. Familiares e convidados prestigiaram…

LEIA MAIS
Eventos

RB realiza Festival e Torneio de Xadrez

No dia 26 de novembro, o RB realizou um Festival e Torneio de Xadrez. Na manhã de sábado, pessoas de todas as idades estiveram no pátio do Colégio participando dos eventos. O Festival era indicado para…

LEIA MAIS