RB Informa

Sua voz é sua identidade

No último dia 25, a jornalista e professora de oratória, Karina Pachiega, deu continuidade ao curso RB Oratória para Professores – Comunicação é Poder e apresentou aos professores a terceira aula: Sua voz é sua identidade, através da plataforma Google Meet.

A jornalista iniciou a aula fazendo um flashback de pontos importantes vistos na aula anterior: a forma como o olhar conecta as pessoas e seu poder na comunicação e como essa conexão com os ouvintes pode ser feita. Dando continuidade, apresentou aos professores um vídeo que mostrava crianças africanas dançando que, para ela, é o resumo de comunicação não verbal. Na sequência, propôs uma conversa: “A gente sabe que música é essa e o que eles estão falando? Em qual  país eles estão? O que temos de conteúdo verbal? Zero. O que temos de conteúdo não verbal? Tudo.”, expôs.

O conteúdo da vez para discussão foi a voz. Karina iniciou falando um pouco sobre a importância de cada um se sentir bem com a sua voz e sobre a relação entre voz e emoção. Na sequência, fez uma dinâmica com os docentes na qual  eles tinham de adivinhar quem estava falando apenas pelo som. Utilizou para essa dinâmica vozes de professores do Colégio e de celebridades. 

A jornalista realizou, com os professores, uma série de alongamentos e aquecimentos vocais, ensinando que a voz, assim como o corpo para um atleta, precisa ser acionada e preparada, para estar pronta quando for preciso. Para treinar, Karina e os docentes abriram seus microfones e se desafiaram em uma série de trava-línguas. 

Karina também falou sobre a importância da entonação e das pausas durante a fala e como esses elementos podem mudar o sentido expressado e ajudam a absorver melhor o conteúdo, exemplificando com  falas de jornalistas. “Quando eu coloco esses elementos, a fala fica mais forte, eu mostro que aquele tema é mais interessante, provavelmente as pessoas vão prestar mais atenção e acreditar mais do que se eu falasse de uma forma linear.”, comentou.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo