RB Informa

Projeto literário – 1º ano do 1º semestre

Projeto Baseado no livro: “Letras de Carvão”

Autora: Irene Vasco / Editora: Pulo do Gato

Turmas do 1º ano do E.F.I

Professoras: Karina, Irene, Patrícia, Paula, Renata e Thelma.

Coordenadora Pedagógica: Profa. Cláudia R. Veríssimo Moleiro

Orientadora Educacional: Millena Cristina Bonomi

Diretor Pedagógico: Prof. José Admir Formigoni Moreli

Neste semestre, desenvolveremos um projeto baseado no livro “Letras de Carvão”, da autora Irene Vasco. a mãe conta ao filho sua história ao se lembrar da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever. Na pequena cidade de Palenque quase ninguém sabia ler e, com a ajuda do dono da mercearia, a menina começa a descobrir o que as letras e as palavras significavam. Não demorou muito para que um mundo novo de possibilidades se abrisse para ela e para todos os habitantes de seu povoado.

Ao  uma história dentro de outra história, esta tocante narrativa conta também como os habitantes dos pequenos povoados e das comunidades quilombolas puderam se transformar em leitores sem que para isso tivessem de perder o vínculo com suas tradições mais genuínas. Os desenhos de Juan Palomino (ilustrador) reforçam a importância de valorizar a cultura local por meio de cenas em que crianças e adultos brincam na rua ou no rio, trabalham e se divertem em meio a uma natureza exuberante, convivem em harmonia festejando e compartilhando a vida e os saberes. O livro baseou-se nos relatos de mães comunitárias durante oficinas de leitura ministradas pela autora.

O projeto busca, por meio da leitura, fazer com que o aluno se inspire e se encante pelo mundo mágico das letras e palavras, visualizando as infinitas possibilidades que se abrem quando aprendemos a ler e a escrever. Para isso, pretendemos fazer uso das várias formas de expressão da criança para registro do que for trabalhado: escrita, desenho, arte, interação.  

Trabalhar um projeto a partir de um livro literário possibilita a interação de sua temática principal com as diversas áreas do conhecimento, favorece a aprendizagem de forma contextualizada, auxilia as crianças a formularem novas representações e transformarem suas concepções do mundo propõe situações de aprendizagens que fomentam a curiosidade, a descoberta do novo, a formulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de conhecimentos.

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Comunicados

Programa “Monitora Campinas”

Prezadas famílias, O Colégio Rio Branco Campinas iniciou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e, a partir de agora, passa a integrar, de forma colaborativa, o programa “Monitora Campinas”….

LEIA MAIS