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Projeto Literário – 3º ano

AS TRAVESSURAS DO AMARELO

Autores: Pedro Rosário, José Carlos Pérez e Júlio António González-Pienda

Editora Adonis

Série: 3º ano

Professoras:

Cíntia Cardoso

Rosinês Rodrigues Randi Bueno

Samantha Kager

Rachel Cristina C. Orsi Rodrigues

Ana Paula Regali / Fabiana Flacker

Cleile Raquel B. de Paula


Professora substituta:
Denise Ferro

Tempo de duração:
anual


Introdução

Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?

Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo  prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.

Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.  Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a  aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.


O projeto

“A escolha de crianças sub 10 como alvo deste projecto de promoção de competências de estudo está ancorada na urgência da promoção das competências de autonomia e auto-regulação da aprendizagem o mais cedo possível. Sob o guarda-chuva do modelo teórico sociocognitivo da auto-regulação da aprendizagem, este projecto visa equipar as crianças com um repertório de estratégias de aprendizagem que as auxilie a enfrentar as aprendizagens mais competentemente. Promover a autonomia e os processos de auto-regulação da aprendizagem é uma componente fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida” (ROSÁRIO, NÚÑEZ, GONZÁLEZ-PIENDA, 2007).

É importante desenvolver as competências de autonomia e autorregulação o mais cedo possível, para que as crianças construam seu repertório de estratégias para auxiliá-las nos momentos da aprendizagem de forma competente. No terceiro ano do ensino fundamental I, percebemos os alunos vivenciando novos sentimentos perante os desafios que lhes são dados, como ansiedade, frustração e angústia. O projeto pretende estimular os alunos a pensarem na atitude do estudar e a se autorregularem nos momentos de sala de aula e quando estão sozinhos em casa e precisam organizar seus estudos.

Trabalhar a autorregulação dos alunos a partir do envolvimento deles com a história proposta e ensinar os processos da autorregulação da aprendizagem são objetivos deste projeto.

A medida que a criança detém os critérios de avaliação, a sua motivação para se autorregular e se comprometer também são afetadas e passam a avaliarem suas capacidades pessoais.


Sinopse

“O Amarelo desapareceu, o Amarelo desapareceu…”

Este foi o grito que ecoou no Bosque-sem-Fim não deixando ninguém indiferente. As outras cores do Arco-íris ficaram muito preocupadas e partiram à procura do amigo; afinal todos somos importantes e não podemos deixar ninguém para trás.


Referências

ROSÁRIO, Pedro; NÚÑEZ, José Carlos; GONZÁLEZ-PIENDA, Júlio.  As travessuras do amarelo. Americana: Editora Adonis, 2012.

______.  As travessuras do amarelo. Americana: Editora Adonis, 2012. <http://www.editoraadonis.com.br/livro/as-travessuras-do-amarelo/134>. Acesso em 13/03/2017.

______. Projecto Sarilhos do Amarelo: auto-regulação em crianças sub-10. Portugal: Porto Editora, 2007.

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