MORAL DA HISTÓRIA… FÁBULAS DE ESOPO
Autor: Roseane Pamplona
Editora Elementar
Série: 3º ano
Professoras:
Cíntia Cardoso
Rosinês Rodrigues Randi Bueno
Samantha Kager
Rachel Cristina C. Orsi Rodrigues
Ana Paula Regali / Fabiana Flacker
Cleile Raquel B. de Paula
Professora substituta:
Denise Ferro
Introdução
Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?
Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.
Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar. Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.
O projeto
No primeiro semestre, utilizaremos o livro “Moral da história… Fábulas de Esopo” para aprofundarmos os conhecimentos acerca desse gênero literário.
Por meio de pequenas narrativas, as fábulas transmitem mensagens com ensinamentos morais, procurando mostrar o que é certo e o que é errado. Ao final de cada fábula, um provérbio é apresentado, possibilitando uma reflexão sobre o comportamento humano, por meio das personagens que são animais.
As fábulas contadas por Esopo atravessaram os séculos – e mesmo os milênios! – sem perder sua atualidade. Elas nos permitem filosofar sobre o ser humano e compreender melhor o mundo em que vivemos. Esopo, que viveu como escravo na Grécia, acabou conseguindo sua liberdade graças às histórias que narrava. E elas não eram criação sua: muitas foram encontradas em papiros egípcios, datados de quase mil anos antes. E até hoje nos surpreendem com sua sabedoria!
As atividades desenvolvidas nesse projeto favorecem o trabalho com os valores morais e com a convivência; busca a reflexão sobre comportamentos humanos, uma vez que permitem o diálogo, a socialização e a troca de opinião acerca dos conteúdos abordados.
Dentre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento do gosto pela leitura e escrita, o reconhecimento da fábula como gênero literário, a realização de inferências em relação ao contexto e a intencionalidade, a produção de textos escritos, a narração de fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história e a reflexão sobre acontecimentos atuais e os presentes nas fábulas.
Serão utilizadas metodologias diversas para a realização do projeto, como a leitura individual, coletiva e jogralizada; dramatização; atividades de produção de texto; discussão em roda; entre outras.
Referência
PAMPLONA, Roseane. Moral da história… Fábulas de Esopo. São Paulo: Elementar, 3. ed., 2005.
<http://www.saraiva.com.br/moral-da-historia-fabulas-de-esopo-4953153.html> Acesso em: 04/03/2017.