RB Informa

Projeto Literário – 3º ano

MORAL DA HISTÓRIA… FÁBULAS DE ESOPO

Autor: Roseane Pamplona

Editora Elementar

Série: 3º ano

Professoras:

Cíntia Cardoso

Rosinês Rodrigues Randi Bueno

Samantha Kager

Rachel Cristina C. Orsi Rodrigues

Ana Paula Regali / Fabiana Flacker

Cleile Raquel B. de Paula


Professora substituta:

Denise Ferro


Introdução

Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?

Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo  prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.

Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.  Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a  aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.


O projeto

No primeiro semestre, utilizaremos o livro “Moral da história… Fábulas de Esopo” para aprofundarmos os conhecimentos acerca desse gênero literário.

Por meio de pequenas narrativas, as fábulas transmitem mensagens com ensinamentos morais, procurando mostrar o que é certo e o que é errado. Ao final de cada fábula, um provérbio é apresentado, possibilitando uma reflexão sobre o comportamento humano, por meio das personagens que são animais.

As fábulas contadas por Esopo atravessaram os séculos – e mesmo os milênios! – sem perder sua atualidade. Elas nos permitem filosofar sobre o ser humano e compreender melhor o mundo em que vivemos. Esopo, que viveu como escravo na Grécia, acabou conseguindo sua liberdade graças às histórias que narrava. E elas não eram criação sua: muitas foram encontradas em papiros egípcios, datados de quase mil anos antes. E até hoje nos surpreendem com sua sabedoria!

As atividades desenvolvidas nesse projeto favorecem o trabalho com os valores morais e com a convivência; busca a reflexão sobre comportamentos humanos, uma vez que permitem o diálogo, a socialização e  a troca de opinião acerca dos conteúdos abordados.

Dentre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento do gosto pela leitura e escrita, o reconhecimento da fábula como gênero literário, a realização de inferências em relação ao contexto e a intencionalidade, a produção de textos escritos, a narração de fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história e a reflexão sobre acontecimentos atuais e os presentes nas fábulas.

Serão utilizadas metodologias diversas para a realização do projeto, como a leitura individual, coletiva e jogralizada; dramatização; atividades de produção de texto; discussão em roda; entre outras.  

 

Referência

PAMPLONA, Roseane. Moral da história… Fábulas de Esopo. São Paulo: Elementar, 3. ed., 2005.

<http://www.saraiva.com.br/moral-da-historia-fabulas-de-esopo-4953153.html> Acesso em: 04/03/2017.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo