RB Informa

Projeto literário – 4º ano II

USE A IMAGINAÇÃO

Autora Nicola O’Byrne

Editora Brinque Book

Série 2º ano

Professoras

Viviane Amaro

Silvia Elaine Grande

Talita Zanfelice de Souza

Cristiane Grassi

Patrícia Freitas

Denise Ferro

 

Justificativa

Neste semestre, desenvolveremos um projeto baseado no livro Use a imaginação, da autora Nicola O’Byrne, da editora Brinque-Book. Uma história inventiva e divertida sobre como um coelho criativo supera um lobo faminto e torna-se o herói da sua própria aventura. Durante o decorrer da história, o coelho é obrigado a usar sua imaginação, criando uma história com situações inusitadas para se ver livre do lobo.

Enquanto se encanta com a história desse coelho criativo, o aluno consegue perceber que a imaginação é a “chave” para criar novas histórias ou até mesmo para recriar as que já conhece, tornando-as ainda mais divertidas. Essa ferramenta é de fundamental importância nesta fase de aprendizagem e alfabetização.

Trabalhar um projeto a partir de um livro literário possibilita a interação de sua temática principal com as diversas áreas do conhecimento, favorecendo a aprendizagem de forma contextualizada, auxiliando as crianças a formularem novas representações e a transformarem suas concepções acerca do mundo, propondo situações de aprendizagens que fomentam a curiosidade – a descoberta do novo, a formulação de explicações sobre diferentes situações, e a busca de conhecimentos.

O projeto busca, por meio da leitura, fazer com que o aluno se inspire e se encante por este mundo mágico das histórias, visualizando as infinitas possibilidades que se abrem quando aprendemos a ler e a escrever. Para isso, pretendemos fazer uso das várias formas de expressão da criança para registro do que for criado e inventado, resultando na produção de uma coletânea das histórias em um e-book, que será lançado no final do Projeto, bem como na Festa de encerramento.

Sinopse

O coelho está entediado. Ele gostaria muito que alguma coisa acontecesse. Um lobo sagaz – e prestativo – aparece com uma ideia brilhante: que tal usar a imaginação e criar uma história? O lobo, então, começa a criar uma história cujo final não parece muito feliz. Até que o coelho aprende, de fato, a usar o poder da imaginação, e o feitiço vira contra o feiticeiro de maneira surpreendente!

Autor

Quando Nicola O’ Byrne tinha 5 anos de idade, seus pais baniram a televisão ao sábado de manhã. Desde aí que nunca mais parou de desenhar. Nicola cresceu em Singapura, rodeada por cores vibrantes, e nunca imaginou uma carreira na ilustração, até ouvir falar do curso no Edinburgh College of Art. Depois de se graduar, completou um Mestrado em Ilustração e começou a desenvolver o seu trabalho em livros infantis. Diz que os personagens são quase sempre baseados em pessoas que conhece.

Disponível em: <https://www.presenca.pt/autor/nicola-o-byrne/>Acesso em 09/08/2018.

Referência bibliográfica

O’BYRNE, Nicola. Use a imaginação. São Paulo: Brinque Book, 2017.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo