RB Informa

Projeto literário – 5º ano II

E-BOOK: CRÔNICAS

Série 5º ano

Professoras

Ana Paula F. Regali

Andrea C. F. de Souza

Isabel Mandaji

Eloysa Besttetti

Carla Cristina Carrari

Thamyris Galvão

Justificativa

O gênero trabalhado pelos alunos do 5º ano, no 2º trimestre, foi crônica. E, para desenvolver esse trabalho com um diferencial, de maneira prazerosa,  a equipe decidiu não adotar um livro paradidático e sim elaborar uma coletânea de crônicas, em forma de ebook, o qual está disponível para os alunos no app Classroom.

      Cada texto selecionado teve um planejamento de trabalho a fim de que, além de identificarem as características do gênero, os alunos pudessem discutir e compreender as histórias, bem como associá-las e diferenciá-las dos demais gêneros estudados.

    Dentre os autores de nossa coletânea, podemos citar grandes nomes, como Walcir Carrasco, Moacir Sciliar e Carlos Drummond de Andrade.

    Você sabe o que é uma crônica?

      A crônica é uma forma textual, no estilo de narração, que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por esse motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes,  identifica-se com as ações tomadas pelas personagens.

     Você já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e livros. Além do mais, é uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre  fatos, até mesmo íntimos, com o leitor.

     O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna próximo de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre os diferentes acontecimentos  estão presentes nas crônicas.

Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm>. Acesso em: 20/09/2017.

 

Projeto Social

Uma das habilidades que acreditamos ser de grande importância para o desenvolvimento de todos nós, em especial das nossas crianças, é a empatia. Por meio da empatia,  tornamo-nos capazes de aceitar o outro como ele é, podendo ser menos preconceituosos e não realizarmos tantos julgamentos ao próximo. Uma sociedade mais justa tem início nos pequenos cidadãos que podem ser preparados e conscientizados para viver com empatia. Temos em nossas mãos, como educadores, a grande oportunidade de sermos agentes dessa transformação.

Para este trimestre, voltamos nosso olhar para uma causa da qual sempre estivemos próximos, relacionada ao Centro Cultural Louis Braille de Campinas. Entretanto, nosso envolvimento ficava apenas em sermos ouvintes e/ou doadores de  materiais de higiene ou gênero alimentício. Desta vez, queremos fazer a diferença!!

Nosso objetivo é que nossas crianças possam vivenciar uma experiência que, aparentemente singela, consiga despertar em cada um o desejo e a convicção de que podemos realmente contribuir para um mundo melhor.

Para isso, lançamos mão da parceria que o Colégio faz com o Centro Cultural Louis Braille de Campinas, que, desde 1969, dedica-se a desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual no meio social, oferecendo serviços e atividades educacionais, culturais, sociais e de bem estar físico e psicológico.

Como parte do nosso projeto de leitura, os alunos terão acesso a diversas crônicas, tanto no livro didático, quanto na biblioteca e no e-book, para que leiam,  apropriem-se da história e façam a leitura oral. Posteriormente, os textos serão gravados e enviados ao Centro, onde crianças e adultos que o frequentam possam desfrutar deles.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo