Os alunos de 8º ano realizam uma viagem pedagógica à cidade de Campinas como parte de um projeto multidisciplinar. A proposta tem como objetivo desenvolver o olhar do aluno para “o outro”: do centro às margens do espaço e da sociedade de Campinas, desenvolver a capacidade crítica do aluno a partir do conhecimento de outras histórias, observar os espaços: do centro às margens da cidade grande e suas histórias, observar as artes produzidas na cidade em que residem e/ou estudam e compreender a relação entre “A História Única” e o Estereótipo.
Como disparador, o vídeo “O perigo de uma única história” (fala da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie para o TED, julho de 2009) é passado aos alunos, para que inicie-se uma série de debates sobre pontos de vista e estereótipos.
A saída pedagógica é a oportunidade de todos os alunos envolvidos observarem a realidade material, as histórias silenciadas e as pessoas invisíveis da cidade de Campinas. Todos os temas são permeados pelo olhar para as pessoas e situações invisíveis. São eles:
- Saúde Pública: IAC, Fundação Síndrome de Down, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti;
- Educação público e privado: Escola Estadual Carlos Gomes Campinas;
- Manifestações culturais: MIS, Lume, Estação Cultura, Teatro Castro Mendes, Mercado Municipal de Campinas (Mercadão),
- Museu de Arte Sacra da Catedral de Campinas, Sebos do centro da cidade, Estádio Moisés Lucarelli.