RB Informa

RB+5T desenvolve projeto Caixa dos Sentimentos com as famílias

Para que os alunos pudessem expressar seus sentimentos, de maneira respeitosa, a professora Karine, do RB+5T, deu início ao projeto Caixa dos Sentimentos, no qual eles escrevem bilhetes comentando atitudes dos colegas que geraram qualquer tipo de sentimento. Nessa caixa, há sempre críticas, elogios e sugestões.

Inicialmente, os bilhetes eram lidos em aula ao longo da semana, onde os jovens, com o suporte da professora, comentavam sobre as situações e buscavam estratégias para resolver cada uma delas. 

“Temos tido ótimos resultados, pois as crianças têm conseguido resolver os conflitos com bastante diálogo, sem precisar, na maioria das vezes, da intervenção de um adulto.“, comentou Karine.

Devido ao grande sucesso da dinâmica da leitura dos bilhetes deixados na Caixa dos Sentimentos em sala, as famílias começaram a fazer parte do projeto, para que as crianças também exercessem a empatia, o cuidado com o outro e a auto regulação no ambiente familiar. Cada aluno então confeccionou sua própria caixa, levou para casa e explicou para os familiares a dinâmica da atividade.

O projeto cresceu e foi um sucesso. Diversos pais e responsáveis relataram que os filhos têm conseguido expressar melhor seus sentimentos e falar sobre as atitudes que os incomodam. A partir disso, Karine criou um padlet para que as famílias e os alunos pudessem escrever o que a Caixa dos Sentimentos representa para eles.

Confira os recados recebidos em: https://padlet.com/karinelandy/55djcdfu0r9tcl7b

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo