RB Informa

Planejamento Estratégico: temas definidos e mãos à massa

No ano passado, nosso Planejamento Estratégico passou por um intenso trabalho de revisão e priorização de ações realizado pelos pais, funcionários e membros da SIL – Sociedade de Instrução e Leitura, mantenedora do Rio Branco Campinas, participantes dos grupos de trabalho (GT’s).

Nos quatro encontros realizados, os participantes tiveram a oportunidade de ver e rever a matriz de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, as estratégias propostas em 2014, além de acompanhar as ações já realizadas e em andamentos pelos grupos. “Esse momento foi importante para a integração de novos pais ao processo de planejamento, bem como para refletirmos sobre os problemas de implementação, os avanços alcançados e a atualização do escopo estratégico.”, explica Andreia Marques Postal, vice-presidente do Conselho Deliberativo (CD).

Renata Pace Zerbinatti, personal e profissional coach, e mãe do Lucas do 3º ano do Fundamental I, participou do Planejamento Estratégico RB pela primeira vez e concorda com a conselheira Andréia. “Gostei muito de ter participado da reunião, pois tive mais clareza da situação atual do colégio. É muito gratificante se sentir parte dessa comunidade e saber que posso ajudar, nem que seja um pouco, pois entendo que se cada um fizer uma parte, o ganho vai ser grande. Poder contribuir é maravilhoso, e com certeza me sentirei mais tranquila em acompanhar de perto toda evolução do Colégio para poder dar ao meu filho o melhor, pois acredito que é o que todos pais desejam”, afirma.

O resultado dessas discussões foi uma matriz mais atual, enxuta e com os temas estratégicos mais relevantes priorizados e grupos focados na entrega de um plano de ação factível para aplicação em 2017. A governança para implantação do plano de ação 2017 também foi discutida e será acompanhada pelo Conselho.

TEMAS SELECIONADOS
Melhorar a comunicação interna e externa Governança, Processos e Indicadores de gestão Atender demanda para período Integral

Na última reunião, em 28 de junho, os participantes se dividiram e iniciaram a elaboração do escopo estratégico com as ações que levarão nosso colégio a cumprir nossa missão, respeitando nossos valores, para atingir nossa visão.

“Sem dúvida, com esse alinhamento teremos condições de melhor refletir sobre os desafios e soluções para a formulação de um plano estratégico que possa ser implementado com sucesso ”, destaca Paula Kuser Falcão, conselheira do CD.

Confira o resultado da primeira reunião de cada grupo de trabalho e identifique um de seu interesse para que possa contribuir com seu conhecimento. Envie e-mail para [email protected] e inscreva-se para fazer parte do processo de Planejamento Estratégico do nosso colégio. O próximo passo é detalhar as atividades para cada estratégia e estipular um cronograma.

Frente: Comunicação
Objetivo: melhorar a comunicação interna e externa
Estratégia 1: Criar e validar uma política de comunicação interna e externa
Estratégia 2: Eleger os públicos e respectivos temas chaves
Estratégia 3: Segmentar públicos, identificar fluxos e canais (formais e informais) de comunicação
Estratégia 5: Definir os tipos de comunicação e mensagens
Estratégia 6: Criar indicadores de avaliação

Frente: Governança
Objetivo: Implantar processos, estrutura de governança de longo prazo e indicadores de gestão
Estratégia 1: Buscar modelos de governança educacional aplicáveis a missão, visão e estatuto do Colégio Rio Branco
Estratégia 2: Estruturar processos de gestão para a SIL, para o administrativo e para o pedagógico
Estratégia 3: Revisitar indicadores de desempenho (KPI’s) para a SIL, administrativo e pedagógico
Estratégia 4: Definir escopo para governança de longo prazo
Estratégia 5: Revisar o Estatuto da SIL
Estratégia 6: Revisar o regimento interno

Frente: Período Integral
Objetivo: Oferecer uma proposta pedagógica diferenciada no contra período
Estratégia 1: Atualizar o modelo (criação de um documento) e criar uma politica de educação integral
Estratégia 2: Avaliar a viabilidade em escala (ampliação)
Estratégia 3: Comunicar com clareza o RB+ como diferencial pedagógico
Estratégia 4: Incorporar famílias no processo de atualização
Estratégia 5: Realizar avaliações formativas (corrigir erros e propor melhorias durante o processo)

Conheça como o começou o Planejamento Estratégico RB    

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo