No dia 21 de novembro, aconteceu a 3ª edição do Congresso e Premiação Escolas pelo Clima, e nosso Colégio fez a sua estreia nele! O movimento Escolas pelo Clima reúne instituições com o compromisso de promover a educação e ações climáticas no Brasil. Hoje em dia, são mais de 1.100 escolas signatárias, somando cerca de 1 milhão de estudantes na comunidade.
Em 2024, o Rio Branco se tornou signatário do programa e, mais recentemente, foi uma das 52 instituições selecionadas para apresentar suas iniciativas climáticas no Congresso, que acontece anualmente.
Mariana Nardini, professora do curso extracurricular RB Currículo Internacional – Jornada Science e idealizadora do projeto das ecobarreiras no Ribeirão das Pedras, foi a nossa representante no evento, acompanhada de Pedro Buscaratti, co-autor do projeto.
Mariana diz que participar do congresso foi um privilégio: “A gente pôde conhecer o trabalho que está sendo feito em escolas do Brasil inteiro. Como o evento foi on-line, também podíamos ingressar em diferentes salas [que abordavam subtemas distintos] como ouvintes. Na nossa sala, tivemos uma conversa muito produtiva sobre a diferença da execução de projetos em colégios particulares de públicos e compartilhamos também sobre como é lidar com essa questão da sustentabilidade alinhada à tecnologia.”
Para ela, o destaque foi a oportunidade de divulgar as ações em desenvolvimento no nosso Colégio e a relevância que elas têm em nosso currículo. Mariana ainda ressaltou que ela participou como a porta-voz dos alunos: “Essa foi uma forma de levar o projeto dos alunos. Eu sou a porta-voz, que faz a divulgação, as demandas acadêmicas e a comunicação referente à ação, por conta da minha posição e faixa etária, mas são eles que, de fato, colocam a mão na massa.”Nós parabenizamos Mariana, Pedro e todos os alunos do RB Currículo Internacional – Jornada Science pela excelente entrega, que já está apresentando seus frutos. Confira alguns registros do Congresso!