RB Informa

Projeto Literário – 5º ano

HISTÓRIAS AFRICANAS

Autor: Ana Maria Machado

Editora FTD

Série: 5º ano

Professoras:

Ana Paula F. Regali

Andrea C. Fernandes de Souza

Carla Cristina Carrari

Eloysa Besttetti


Professora substituta:

Letícia Perissinoto


Introdução

Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?

Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo  prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.

Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.  Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a  aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.


O projeto

“Histórias Africanas” foi escolhido para o trabalho de contos etiológicos da disciplina de Língua Portuguesa, por ser o gênero principal do primeiro trimestre no 5º ano.

Contar histórias, em todas as culturas, sempre foi um modo de expressar valores e incentivar virtudes. Nada como as histórias de tradição oral  para revelar o modo de sentir e de viver de um povo.

E, nessa obra, Ana Maria Machado reconta quatro contos populares do continente africano, revelando um pouco da riqueza cultural desse povo. Contos que falam de animais, natureza, reis, tradições, provocando encantamento, curiosidade e permitindo uma rica análise cultural e linguística.


O livro

“Grande parte das raízes brasileiras está plantada na África. Mas, de modo geral, sabemos muito pouco sobre as culturas desse continente que nos une. Contar histórias sempre foi uma atividade prestigiada em diferentes lugares da África”. (MACHADO, 2014).

A autora reuniu algumas dessas histórias que falam sobre animais e natureza, retratam tradições milenares e  abordam sobre males como a escravidão. As narrativas apresentam um humor sutil e peculiar que, para ela, lembra suas origens orais, aproximando o contador e o ouvinte.

Boa leitura!

 

Referências

MACHADO, Ana Maria. Histórias Africanas. São Paulo: FTD, 2014.

MACHADO, Ana Maria. Histórias Africanas. São Paulo: FTD, 2014. Disponível em: <https://ftd.com.br/detalhes/?id=5590>. Acessado em: 30/03/2017.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo