HISTÓRIAS AFRICANAS
Autor: Ana Maria Machado
Editora FTD
Série: 5º ano
Professoras:
Ana Paula F. Regali
Andrea C. Fernandes de Souza
Carla Cristina Carrari
Eloysa Besttetti
Professora substituta:
Letícia Perissinoto
Introdução
Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?
Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.
Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar. Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.
O projeto
“Histórias Africanas” foi escolhido para o trabalho de contos etiológicos da disciplina de Língua Portuguesa, por ser o gênero principal do primeiro trimestre no 5º ano.
Contar histórias, em todas as culturas, sempre foi um modo de expressar valores e incentivar virtudes. Nada como as histórias de tradição oral para revelar o modo de sentir e de viver de um povo.
E, nessa obra, Ana Maria Machado reconta quatro contos populares do continente africano, revelando um pouco da riqueza cultural desse povo. Contos que falam de animais, natureza, reis, tradições, provocando encantamento, curiosidade e permitindo uma rica análise cultural e linguística.
O livro
“Grande parte das raízes brasileiras está plantada na África. Mas, de modo geral, sabemos muito pouco sobre as culturas desse continente que nos une. Contar histórias sempre foi uma atividade prestigiada em diferentes lugares da África”. (MACHADO, 2014).
A autora reuniu algumas dessas histórias que falam sobre animais e natureza, retratam tradições milenares e abordam sobre males como a escravidão. As narrativas apresentam um humor sutil e peculiar que, para ela, lembra suas origens orais, aproximando o contador e o ouvinte.
Boa leitura!
Referências
MACHADO, Ana Maria. Histórias Africanas. São Paulo: FTD, 2014.
MACHADO, Ana Maria. Histórias Africanas. São Paulo: FTD, 2014. Disponível em: <https://ftd.com.br/detalhes/?id=5590>. Acessado em: 30/03/2017.