RB Informa

Projeto RB Saúde e Segurança

Alunos do Infantil ao 2º ano do Fundamental recebem orientações sobre segurança

A busca pela conscientização da segurança no Colégio Rio Branco vem se aprimorando cada vez mais. Como continuidade ao Projeto RB Saúde e Segurança, aplicado a funcionários e professores da escola, agora é a vez dos alunos. Na sexta feira, dia 15 de junho, iniciou-se o trabalho com os alunos da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I com uma interessante e divertida apresentação teatral.

“A convite da escola, fomos solicitados para desenvolver um projeto de primeiros socorros que atenda aos alunos desde o Infantil até o Ensino Médio. Então, o nosso desafio foi identificar qual a melhor maneira de abordar a temática para as crianças, principalmente para que elas entendessem o conteúdo que está sendo dado e por isso começamos a desenvolver a peça teatral”, explica Caroline Prado de Souza, da empresa Qualifica Consultoria Escolar e Saúde, contratada pelo Colégio para desenvolver o projeto.

Imersos em uma grande brincadeira, nossos alunos conheceram a sapeca Mariana, uma menina que, assim como muitas, possui uma imaginação muito fértil e raramente acha que algo de ruim pode acontecer durante uma brincadeira. Porém, em uma de suas peripécias, Mariana é surpreendida pelo Super Doutor, um super herói que aparece para ensiná-la o que podemos fazer para brincar, sem correr riscos, e como devemos agir se algo de ruim vier a acontecer.

“Com o auxílio da coordenação, comecei a escrever o roteiro da obra, incluindo as principais temáticas que me foram passadas, como o caso da lagarta, o desafio do balanço e a reação das crianças, quando algum colega se machuca. A partir daí, entrei em contato com a companhia de teatro e com a ajuda da Bianca Bertuzzo e do André Magalhães e adaptamos a mensagem à linguagem do público”, comenta Caroline.

Todas atentas ao que estava acontecendo, as crianças surpreenderam os próprios atores com certos posicionamentos, como, por exemplo, auxiliar na indicação de que medidas tomar quando alguém se machuca e indicar o número do SAMU para socorrer a problematização. “Por mais que a segurança seja um tema difícil para se trabalhar com as crianças, com essa apresentação fica nítido que há conceitos intrínsecos nelas e à medida em que puxamos essas informações e levamos isso a elas, as respostas serão positivas ”, comenta o ator André Magalhães sobre a interação positiva dos alunos.

No próximo semestre, o projeto seguirá com abordagens interativas a todos os segmentos da escola, sempre adequando a linguagem de acordo com o grau de maturidade e da faixa etária.

RB Saúde e Segurança: como tudo começou

Durante o primeiro trimestre de 2018, a equipe do Colégio Rio Branco Campinas passou por um intenso processo de capacitação e treinamento em primeiros socorros com os instrutores Obed Monteiro, Sargento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo – credenciado na Associação Americana de Cardiologia e Atendimento Pré-Hospitalar pelo Corpo de Bombeiros, e Carlos Alberto Fabri, Instrutor credenciado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.

O primeiro treinamento foi realizado em janeiro, com a equipe completa de funcionários, professores e representantes das empresas terceirizadas que atuam dentro do colégio. Foram quatro horas de muito conteúdo, focando o atendimento às vítimas de trauma ou doença, fora do ambiente hospitalar, com o objetivo de evitar o agravamento das lesões.

Durante o treinamento, os bombeiros orientaram os participantes sobre os passos importantes e necessários para realizar os primeiros socorros, como a análise primária do local e do paciente. Na oportunidade, também, foram apresentadas situações de acidentes, como traumas, paradas respiratórias, convulsões, engasgamentos, ferimentos, queimaduras e fraturas, entre outros.

Após o treinamento, a direção pedagógica fez um convite para que fosse formada uma equipe de socorristas voluntários no colégio. E, como era de se esperar, cerca de 70 professores e funcionários se voluntariaram para participar do treinamento extensivo de primeiros socorros.

Foram realizados mais dois treinamentos de seis horas cada um, nos dias 17 e 24 de fevereiro. Nos treinamentos, os bombeiros puderam aprofundar ainda mais os conteúdos e realizar a parte prática com a aplicação dos socorros em situações simuladas.

O treinamento foi realizado conforme as diretrizes da ILCOR (Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação) e da Associação Americana de Cardiologia (A.H.A). Além das 4 horas iniciais, foram mais 12 horas de treinamentos em que os professores e funcionários participantes foram capacitados nos temas:

  • Biossegurança;
  • Legislação Nacional;
  • Avaliação Inicial e Sistematizada;
  • Mobilização de Paciente Traumatizado;
  • RCP Adulto e Infantil;
  • Uso do DEA;
  • Emergências Clínicas;
  • Convulsões;
  • Engasgamento (Ovace);
  • Fraturas, Luxações e Entorses;
  • Hemorragias.

Para colocar os treinamentos em prática, no dia 24 de março, foram realizadas simulações de acidentes, com a orientação e acompanhamento dos nossos parceiros do Corpo de Bombeiros, para que nossos Socorristas RB pudessem vivenciar situações de acidentes e atuar com os fundamentos aprendidos nos treinamentos. Com o simulado, a equipe de Socorristas RB participou de 19 horas de treinamentos em primeiros socorros.

No dia 05 de junho, para complementar o ciclo de capacitação realizado pelo Corpo de Bombeiros, a equipe de Socorristas RB participou do Curso de Primeiros Socorros para instituições de Ensino, ministrado pela Qualifica Consultoria Escolar e Saúde.

Confira a galeria de fotos do treinamento dos alunos

Confira a galeria de fotos do treinamento dos professores e funcionários

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo