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Equipe pedagógica traça planejamento para 2016

De 25 a 27 de janeiro, a equipe pedagógica do Colégio Rio Branco se reuniu para discutir o planejamento educacional de 2016. O tema deste ano foi a inovação em sala de aula. Com a introdução do projeto Google for Education o Colégio Rio Branco abre um leque de possibilidades de introduzir as novas tecnologias de informação e comunicação como aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Os professores foram recebidos pela equipe gestora liderada pelo Prof. Admir Moreli, diretor pedagógico e deram também as boas-vindas aos novos integrantes do corpo docente.

Abrindo os trabalhos sobre o tema inovação foram convidados a participar do planejamento os alunos da equipe de robótica Autobots como exemplo de trabalho em equipe. Os alunos comentaram sobre suas experiências com trabalho em equipe, a importância do respeito mútuo e da liderança compartilhada, na qual todos podem tomar a frente de uma situação quando julgarem preciso, buscando sempre os melhores resultados para o grupo. Comentaram ainda sobre como se organizam, distribuem as tarefas e resolvem os problemas e desafios do dia a dia.

Como palestrantes foram convidados: o professor Fernando Domingues, do colégio ENIAC de Guarulhos, para falar sobre o Google como ferramenta de trabalho na sala de aula; o ex-aluno Pedro Moleiro, que discursou sobre o uso de novas tecnologias pelos nativos digitais; os professores Jairo José Batista Soares e Joice Mensato, que fizeram uma oficina da área de Língua Portuguesa sobre o uso de comandos em enunciados; as Orientadoras Educacionais, que apresentaram o Projeto de Orientação Educacional do RB; e o professor Rodolfo Gazzetta conversou com os colegas sobre Educação Emocional.

A palestra do ex-aluno Pedro Moleiro foi um dos pontos altos do evento. Ele compartilhou com os professores algumas dicas de utilização das ferramentas Google para agilizar e facilitar a organização no dia a dia. “Sinto muito orgulho por ser ex-aluno do Rio Branco e por estar aqui hoje revendo meus professores e conversando com eles, mostrando como eu e minha geração usamos de maneira simples todas essas ferramentas que eles estão começando a usufruir agora. Achei genial a inserção da plataforma Google for Education na instituição, é mais um exemplo de como existe uma preocupação em formar cidadãos para o mundo, prepará-los para o mercado de trabalho e convivência em sociedade”, afirma Pedro.

Elka Brunini Cannechio, professora de Matemática do Ensino Médio, apoia a introdução da nova plataforma rotina das salas de aula. “Nosso momento é bem oportuno para isso, as escolas estão crescendo no âmbito da tecnologia, e para nós professores, foi um norte muito bom para começarmos a aprofundar o conhecimento nessa ferramenta. Hoje eu já a utilizo, postando aulas no Classroom, que é uma ferramenta fácil de trabalhar, muito intuitiva e nada complicada. Com ela, já consigo saber mais rapidamente quais as principais dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente em sala de aula”, diz Elka.

Outro destaque do planejamento 2016 foi a palestra do professor de Educação Física do Ensino Fundamental, Rodolfo Gazzetta, sobre educação emocional. O tema, que já vem sendo estudado há algum tempo pelo docente, foi apontado como de extrema importância para o ambiente escolar, já que a criança ou o adolescente passam tanto tempo do seu dia a dia no colégio, estando suscetíveis a diversas situações e emoções. “É um tema pertinente e contemporâneo, muitas vezes carente nas escolas, e ter a oportunidade de compartilhá-lo foi excelente. A escola precisa vivenciar mais a parte das emoções dos alunos, nós professores temos que trabalhar isso em todas as áreas, dentro do planejamento educacional do ano. Incentivar a resolução de problemas pessoais, entender o que está se passando com você mesmo em determinadas situações, sem interferência de adultos, e verbalizar os sentimentos são essenciais para a formação dos alunos”, pontua o professor.

A professora Thalissa Thomé Vilela, do Fundamental I, concorda com o colega, frisando também a importância da troca de experiências entre os docentes nos encontros de planejamento e, consequentemente, o enriquecimento do trabalho de todos. “Já trabalhamos muito o emocional da criança nesse último ano, quando você trabalha o desenvolvimento afetivo e a auto estima do aluno, seu desenvolvimento é melhor. No nosso segmento, o apoio escolar é a questão mais delicada, pois a criança já vem desmotivada para ele, se achando inferior aos colegas, por isso a importância dessa questão”, conta.

Para o Prof. Nelson Mortean, coordenador pedagógico do Ensino Médio, o planejamento de 2016 teve aspectos extremamente positivos, em principal, a participação de professores do próprio colégio nas discussões temáticas. “É um privilégio para todos ter profissionais tão capacitados e especializados no dia a dia dos alunos e para o nosso desenvolvimento pedagógico também”, diz Nelson.

Sobre a questão da tecnologia do ambiente escolar, ele se mostra um grande entusiasta. “A priore, quando se fala de tecnologia, parece que está sendo promovido um hiato entre as pessoas, mas quando isso é trabalhando adequadamente, acontece o inverso. A proposta é fortalecer o contato entre os indivíduos, independente da abordagem (física ou digital). Não adianta remar contra a tecnologia, temos que saber utilizá-la para contribuir com a formação do estudante, frisando o discernimento entre público e privado, o respeito em todas as esferas de relacionamento, e educando-o também no âmbito emocional”, finaliza o coordenador.

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