Artes
As atividades extracurriculares em Artes despertam, complementam e enriquecem a criatividade e o talento dos alunos, favorecem o processo de formação e desenvolvem habilidades e competências diferenciadas, além de ser uma maneira de trabalhar capacidades sociais, emocionais e motoras fundamentais para o aperfeiçoamento da aprendizagem.
Atividades 2024
Confira as atividades e a grade horária das atividades extracurriculares artísticas – clique aqui
1. ATELIÊ 1
O Ateliê 1 oferece uma oportunidade incrível para estimular a criatividade, expressão e habilidades artísticas dos alunos. Seu objetivo principal é proporcionar uma vivência artística mais ampla, permitindo que os alunos expandam seu olhar e desenvolvam uma criatividade mais profunda. Essa experiência não apenas nutrirá suas habilidades artísticas, mas também promoverá o desenvolvimento pessoal, a autoexpressão e a apreciação pela arte. A estrutura do Ateliê 1 é projetada para proporcionar um ambiente propício à aprendizagem e à exploração artística.
Dinâmica das aulas: a cada semestre, o professor apresenta um novo projeto, com novos desafios, tendo como foco os eixos temáticos e o aprofundamento dos mesmos. Esses projetos visam respeitar o tempo de desenvolvimento de cada aluno, criando um ambiente de aprendizagem homogêneo. Desse modo, as aulas acontecem uma vez por semana, tornando possível o acompanhamento dos projetos individuais e coletivos.
2. ATELIÊ 2
O Ateliê 2 oferece uma continuação da jornada artística, proporcionando a oportunidade maravilhosa para explorar e desenvolver habilidades artísticas de uma maneira mais aprofundada. Com foco em Desenho, Pintura e em experiências tridimensionais, o ateliê visa desenvolver o potencial criativo das crianças por meio de projetos, tanto individuais quanto coletivos. O conteúdo programático é cuidadosamente elaborado para desenvolver o potencial criativo de cada criança, levando em consideração sua idade, liberdade de expressão, imaginação inventiva e progresso individual.
Dinâmica das aulas: a cada semestre, o professor apresenta um novo projeto, com novos desafios, tendo como foco os eixos temáticos e o aprofundamento dos mesmos. Esses projetos visam respeitar o tempo de desenvolvimento de cada aluno, criando um ambiente de aprendizagem homogêneo. Desse modo, as aulas acontecem uma vez por semana, tornando possível o acompanhamento dos projetos individuais e coletivos.
3. ARTE E DESIGN: da antiguidade à contemporaneidade
O Colégio Rio Branco oferece aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (7º ao 9º ano) um curso anual de História da Arte e do Design Gráfico, com conteúdos que abordam desde a antiguidade até a contemporaneidade, dando ênfase a movimentos artísticos como o Expressionismo Abstrato, Pop Art e Modernismo, com escola de arte vanguardista Bauhaus. Além disso, há também estudos que têm relação direta com o Design Gráfico e com a diversas formas de comunicação visual. Os alunos participarão de aulas teóricas sobre a História da Arte e do Design, explorando os fundamentos da linguagem visual e farão atividades práticas como experiências de pintura, como as do artista Jackson Pollock, e criação de uma marca e seus elementos visuais (logotipo, posts para redes sociais, embalagens etc).
Dinâmica das aulas: o conteúdo acompanhará a linha do tempo da história da arte e do design, apresentando aos alunos o conteúdo teórico seguido de uma atividade prática. As primeiras aulas terão atividades mais pontuais, explorando o estudo da arte e, uma vez iniciados os estudos do design, as atividades serão mais interligadas, com a produção de um projeto de marca maior, em grupo.
O Coral tem como objetivos:
- ampliar o prazer de se expressar através do canto;
- favorecer uma consciência vocal e corporal;
- buscar uma boa afinação, dicção, sintonia rítmica, ouvido musical, memória, atenção, concentração, convívio social e respeito ao próximo;
- explorar e analisar elementos constitutivos da música e das propriedades sonoras (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais;
- explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais variados.
Dinâmica das aulas: as aulas propõe a integração entre os participantes, visando estimular a musicalidade através do canto coral, jogos e dinâmicas musicais, proporcionando uma vivência prazerosa tanto individual como em grupo.
A Dança tem como objetivo utilizar do movimento corporal para expressar diversos sentimentos, emoções, pensamentos e também comportamentos, ampliando assim as capacidades expressivas através de gestos rítmicos, desenvolvemos habilidades motoras básicas, corporais e rítmicas através de atividades lúdicas e exercícios específicos da modalidade. Contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos e criativos para a sociedade a partir de uma modalidade em que a arte e o esporte se encontram.
Dinâmica das aulas: a aula consiste em uma sequência dinâmica, com uma ativação com atividades lúdicas “brincadeiras”, passando pra um trabalho de alongamento e flexibilidade, Exercícios específicos de técnicas de dança e terminando com sequência coreografada.
Observação: recomendamos que o aluno traga garrafa própria para beber água.
As aulas de teatro, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, colaboram para o trabalho em equipe, promovem uma experiência artística sensorial, possibilitam a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimoram a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.
Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!
Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.