Tecnologia
As atividades extracurriculares de tecnologia são desenvolvidas por empresas especializadas, de forma terceirizada. As aulas são realizadas dentro do Colégio, na sala RB Maker.
- Codifica: responsável pelas atividades de Desenvolvimento de jogos e apps, de forma lúdica e evolutiva, com o objetivo de aprimorar a lógica e o pensamento computacional para que no futuro saibam que podem seguir no promissor ramo da tecnologia.
Zoom: responsável pelas atividades de robótica com Lego, por meio dos conjuntos de soluções da ZOOM Education for Life, com o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem seus potenciais e habilidades em diversos campos de atuação.
Programação de jogos com Minecraft (EF-1 a EF-4)
Desenvolvimento de conceitos de coordenadas em planos usando os vetores X, Y e Z, programação de jogos, e criação de cenários usando a ferramenta Minecraft Edição educacional, onde os estudantes poderão aprender com atividades lúdicas como desenvolver seus jogos trabalhando com raciocínio lógico.
Desenvolvimento de games e aplicativo (EF-5 a EF-9)
Desenvolvimento da lógica de programação, utilizando a ferramenta Construct 2 para a criação de jogos pelos estudantes, trabalhando com conceitos de desenvolvimento de lógica, variáveis, cenário, personagem e enredo, contemplando diversas habilidades da BNCC do ensino fundamental de uma forma multidisciplinar, estimulando-os a encontrar soluções para problemas.
Para alunos do 1º ao 5º ano.
Trilha Steam – Da Vinci: Oportunidade para iniciar as aprendizagens de robótica e o trabalho dentro do universo das propostas maker.
Hard Skills: Modelar e prototipar. Função dos movimentos. Programar e montar circuitos.
Tecnologia: Conjunto WeDo 2.0 da LEGO® Education, linguagens de programação
Trilha Steam – Doroty: Vamos trabalhar com com o conjunto LEGO® WeDo 2.0 e conhecer o software Scratch, criado no MIT* e aprender como fazer programações que controlam animações.
Hard Skills: Função e transmissão de movimentos. Programação Robótica e linguagem Scratch.
Tecnologia: Conjunto WeDo 2.0 da LEGO® Education. Scratch e linguagens de programação.
Para alunos do 6º ao 9º ano.
Trilha Steam – Eletrônica: Vamos desenvolver a compreensão e montagens com circuitos elétricos, com o uso de diversos componentes, associando a situações do cotidiano e da vida real.
Hard Skills: Utilizar circuitos, tensão, corrente e resistência. Modelar e prototipar.
Tecnologias: Kit de eletrônica. Plataforma digital tinkercad.
Trilha Maker – Invenções + Robótica
Invenções: Idear, Prototipar e validar. Inventar coisas, engenhocas e mecanismos que facilitem o nosso dia a dia e resolvam problemas comuns de modo criativo.
Hard Skills: Prototipação, Fabricação, Eletrônica, Maker.
Tecnologias: Maker Lab ou espaço de criação. Máquinas de Fabricação digital ou ferramentas manuais.
Robótica: Eficiência é a base para a sustentabilidade. Conseguimos economizar energia, trabalho e esforço quando automatizamos coisas e integramos os mundos físico e digital.
Hard Skills: Coding, mecanismos, automação, Lógica.
Tecnologias: Scratch, Arduino, MakeCode, Tinkercad, Linguagens de programação.

Conheça o Colégio Rio Branco. Venha nos visitar!
Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos mais capacitados para a vida, que tem orgulho de aprender.