Esporte

As atividades extracurriculares esportivas estão inseridas no âmbito da cultura corporal de movimento, que considera as práticas corporais como patrimônio cultural. São elas: os jogos, as danças, as ginásticas, as lutas e os esportes (individuais e coletivos).

As modalidades, divididas por faixas etárias escolares, visam uma continuidade no desenvolvimento e aprofundamento das habilidades esportivas específicas de cada modalidade e de cada grupo de alunos, além de desenvolver conhecimentos técnico-táticos gradativos, inteligência de jogo e lógica interna de cada modalidade, partindo das noções elementares e participação no jogo, até a complexidade sistêmica existente em cada uma delas.

Atividades 2022:

  • Basquete
  • Dança
  • Defesa Pessoal
  • Futsal
  • Ginástica
  • Grupo de Corrida (RB Runners)
  • Handebol
  • Judô
  • Taekwondo
  • Voleibol
  • Xadrez
  • Yoga

Grade Horária

Confira a grade horária das atividades extracurriculares esportivas

O Basquetebol desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Possibilitando a integração social e o espírito de equipe.

Estrutura: Aulas realizadas nas quadras, o espaço é amplo e aberto.

Materiais: O colégio possui muitos materiais de Basquete para cada aluno realizar a aula. No final de cada aula, os materiais serão higienizados.

Dinâmica das aulas: As aulas seguirão o mesmo modelo dos anos anteriores. As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. Na parte principal, de forma individual ou em pequenos grupos trabalharemos com controle do corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebote. No final da aula teremos o coletivo (“jogo”).

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Haverá utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

A Dança tem como objetivo utilizar do movimento corporal para expressar diversos sentimentos, emoções, pensamentos e também comportamentos, ampliando assim as capacidades expressivas através de gestos rítmicos, desenvolvemos habilidades motoras básicas, corporais e rítmicas através de atividades lúdicas e exercícios específicos da modalidade. Contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos e criativos para a sociedade a partir de uma modalidade em que a arte e o esporte se encontram.

Estrutura: Aulas realizadas na sala de aula, o espaço é amplo e bem ventilado.

Materiais: Usaremos na aula aparelho de som com bluetooth.

Dinâmica das aulas: A aula consiste em uma sequência dinâmica, com uma ativação com atividades lúdicas “brincadeiras”, passando pra um trabalho de alongamento e flexibilidade, Exercícios específicos de técnicas de dança e terminando com sequência coreografada.

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Haverá utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

A Defesa Pessoal é uma técnica que desenvolve a preparação física, assim como rapidez e equilíbrio, pois os movimentos utilizados são curtos, simples e rápidos. Além disso, estimula a concentração, pois os ataques simulam perigo e surpresa, podendo ser impedidos de diferentes formas. O caráter principal da defesa pessoal é a evitar o uso de força, podendo ser aplicado a oponentes de maiores dimensões ou com força muscular.

Estrutura: Aulas realizadas no Teatro, o espaço é amplo e aberto. O tatame será dividido em pequenos quadrados para manter o distanciamento e a segurança com os exercícios.

Materiais: Não haverá utilização de materiais.

Dinâmica das aulas: As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. Na parte principal, trabalharemos o treinamento físico e de resistência, utilizaremos as quedas do Judô e o treinamento técnico que envolve a Luta Urbana, defesa de chutes,  socos e com arma branca.

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

O Futsal é um esporte muito dinâmico, que desenvolve habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação, domínio da bola , manipulação e equilíbrio. Também promove a socialização dos praticantes e desenvolve o espírito de equipe.

Estrutura: Aulas realizadas no Campo de Futebol e quadra, os espaços são amplos e abertos.

Materiais: O colégio possui muitos materiais para o Futebol para cada aluno realizar a aula. No final de cada aula, os materiais serão higienizados.

Dinâmica das aulas: As aulas seguirão o mesmo modelo dos anos anteriores. As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. Na parte principal, de forma individual ou em pequenos grupos, trabalharemos com passe, chute, condução, controle de bola, domínio e dribles. No final da aula teremos o coletivo (“jogo”).

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

A Ginástica é um esporte que engloba um conjunto de movimentos, que através destes exigem equilíbrio, força, flexibilidade, agilidade, resistência e coordenação motora.

Estrutura: Aulas realizadas no Teatro, o espaço é amplo e aberto. O tatame será dividido em pequenos quadrados para manter o distanciamento e a segurança com os exercícios.

Materiais: O colégio possui muitos materiais de Ginástica como bolas, cordas, fitas, maças e arcos, entre outros materiais alternativos que possam ser utilizados nas aulas de GA, tendo um para cada aluno realizar a aula. Já os materiais de uso comum como colchões, sarneiges, trampolim, plintos de espuma e de madeira poderão ser utilizados também. Por serem de materiais revestidos com plástico a higienização fica mais rápida e prática.

Dinâmica das aulas: As aulas seguirão o mesmo modelo dos anos anteriores. As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. Na parte principal, cada aluno ficará em uma estação, praticando exercícios variados. Já as aulas com materiais individuais, os alunos ficarão em tatames separados.

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

A corrida é uma prática que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo. A corrida proporciona a melhora da nossa saúde física e mental, promove a circulação sanguínea, aumenta o gasto calórico, melhora as condições musculares, alivia o estresse, diminui a ansiedade, melhora o humor.

Estrutura: Aulas realizadas no Campo de Futebol e ao redor do Colégio, o espaço é amplo e aberto.

Materiais: O colégio possui os materiais, colchonetes, cones, escada de agilidade e barreiras de saltos. No final de cada aula, os materiais serão higienizados.

Dinâmica das aulas: As aulas se iniciam com ativação circulatória, alongamentos, educativos e exercícios de fortalecimento. A parte específica respeitará os treinos estabelecidos em planilha de acordo com a fase do treinamento.

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

O Handebol exige muita força, agilidade e velocidade. Melhorando o condicionamento físico, ajudando no aprendizado para trabalhar em equipe, auxiliando a tomar decisões rápidas e desenvolvendo a coordenação motora.

Estrutura: Aulas realizadas nas quadras, o espaço é amplo e aberto.

Materiais: O colégio possui muitos materiais de Handebol para cada aluno realizar a aula. No final de cada aula, os materiais serão higienizados.

Dinâmica das aulas: As aulas seguirão o mesmo modelo dos anos anteriores. As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. Na parte principal, de forma individual ou em pequenos grupos, trabalharemos com controle de bola, finta, tipos de passes, arremessos e quedas. No final da aula teremos o coletivo (“jogo”).

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

O Judô tem como objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. O Judô no colégio tem como objetivo, formar, educar e capacitar cidadãos através do Esporte.

Estrutura: Aulas realizadas no Teatro, o espaço é amplo e aberto. O tatame será dividido em pequenos quadrados para manter o distanciamento e a segurança com os exercícios.

Materiais: Não utilizaremos materiais, cada aluno terá o seu Judogui.

Dinâmica das aulas: As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. Na parte principal, iremos desenvolver o treinamento das quedas e a aprendizagem da parte técnica,  teórica e tática.

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

O Taekwondo tem como objetivo de ampliar as habilidades motoras e desenvolver a capacidade de auto proteção não só através do treino de luta, mas também de formas, quebramento e técnicas especiais (chutes com salto em altura e distância ou por cima de obstáculos).

Estrutura: Aulas realizadas no Teatro, o espaço é amplo e aberto. O tatame será dividido em pequenos quadrados para manter o distanciamento e a segurança com os exercícios.

Materiais: O colégio possui raquetinhas e todos os materiais necessários para as aulas. No final de cada aula, os materiais serão higienizados.

Dinâmica das aulas: As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. O aquecimento é feito com jogos de brincadeiras que trabalham as habilidades necessárias para a parte principal. A parte principal trabalharemos de acordo com o tema da aula  que varia entre Formas (sequência de movimentos pré determinados), Luta, técnicas de salto e quebramento (realizados em plaquinhas específicas trazidas pela professora)

Protocolo: O aluno deve permanecer descalço durante a aula e vir com calça e camiseta confortáveis. Deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

O Voleibol auxilia na aquisição de habilidades motoras, no desenvolvimento da aptidão física, e das valências físicas e também contribuindo para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.

Estrutura: Aulas realizadas nas quadras, o espaço é amplo e aberto.

Materiais: O colégio possui muitos materiais de Voleibol para cada aluno realizar a aula. No final de cada aula, os materiais serão higienizados.

Dinâmica das aulas: As aulas seguirão o mesmo modelo dos anos anteriores. As aulas começarão com aquecimento, alongamento e parte principal. Na parte principal, de forma individual ou em pequenos grupos, trabalharemos com saque, ataques, bloqueio, levantamento e recepção (passe e manchete). No final da aula teremos o coletivo (“jogo”).

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

O Xadrez auxilia na aquisição de um melhor raciocínio lógico e matemático, aumento da concentração, melhora a paciência e a criatividade, exercita a memória, desenvolve o autocontrole e a tomada de decisões, além de desenvolver técnicas de planejamento e antecipação. Melhora as relações interpessoais.

Estrutura: Aulas realizadas na sala de aula, o espaço é amplo e bem ventilado.

Materiais: Para a aula utilizaremos o Projetor ou Televisão. O colégio possui tabuleiros e  jogos de peças.

Dinâmica das aulas: As aulas começarão com a exposição do tema, seguido de exemplos e exercícios.

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, caso necessário. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

O Yoga é uma filosofia milenar que tem como um dos principais benefícios proporcionar o autoconhecimento nos âmbitos físico, mental e emocional. O Yoga aumenta a capacidade de se concentrar e de ter um autocontrole. A prática ensina a relaxar, gerenciar o estresse, gerando uma redução na tensão muscular.

Estrutura: Aulas realizadas na sala de aula, o espaço é amplo e bem ventilado.

Materiais: As aulas de yoga serão praticadas sobre um tapete de borracha, aderente ao solo, que permite que os alunos possam praticar os movimentos individualmente e sem escorregar. Os tapetes serão higienizados, um a um, no início e no final da aula com álcool líquido 70% e papel absorvente descartável, sendo que cada aluno será orientado a utilizar apenas o seu espaço (tapete) dentro da sala. Os alunos devem praticar a atividade sem sapatos. Por opção da família, podem estar com meias, desde que sejam antiderrapantes.

Materiais como balões, canudos, palitos, bolas de isopor, apitos e outros itens considerados como recursos somente serão disponibilizados após serem individualmente higienizados ou já serão adquiridos embalados individualmente. Se desejarem, as  famílias podem optar por enviar de casa os materiais de seus filhos.

Dinâmica das aulas: Nenhuma atividade que requeira contato físico (em dupla ou grupo) será proposta nas aulas durante a pandemia. Atividades que requeiram conversas em dupla ou grupos será feita mantendo o distanciamento exigido, da mesma forma como é feito para as demais atividades no ambiente escolar. A professora e os alunos utilizarão máscara durante todo o tempo da aula, sendo que para os exercícios de respiração que requeiram a necessidade de fechamento das narinas com as mãos, somente serão efetuados após a utilização de álcool em gel para a higienização. Aula base*:

  • Respirações. Exercícios propostos em vários momentos durante a aula, tendo por objetivo acalmar e/ou aumentar a disposição.
  • Alongamentos para ampliar os espaços intervertebrais, trabalhando lateralidade, dorsais e ventrais, ombros, dedos, braços, pernas e pés. Os alongamentos preparam o corpo para os próximos movimentos.
  • Marchas – exercícios para fortalecimento da musculatura e equilíbrios. Aumentam a oxigenação e disposição geral.
  • Posturas psicofísicas – exercícios em pausa ou em movimento para aumentar a percepção cinestésico motora.
  • Concentração – exercícios que preparam para meditação.
  • Relaxação – ato de relaxar, onde os alunos aprendem a se entregar ao momento de relaxar.

* A aula base é adaptada para cada faixa etária, respeitando a anatomia (condição musculoesquelética e respiratória), capacidade cognitiva e habilidades motoras dos alunos

Protocolo: O aluno deve ter máscaras extras para troca durante a aula, por conta da transpiração. Utilização de álcool em gel e lavagem das mãos antes e depois do término da aula. O aluno deverá trazer garrafa própria para beber água.

Equipes de treinamento e esportes coletivos:

  • Basquete
  • Futsal
  • Handebol
  • Voleibol

Conheça o colégio rio branco. Venha nos visitar!

Desde 1863, nossa filosofia preza pela tradição, incorporando modernidade e inovação, com uma metodologia de ensino que forma verdadeiros cidadãos. O resultado? Alunos muito mais capacitados para a vida, que têm orgulho de aprender.

Últimas do RB Informa

Extracurriculares 2022

Na próxima semana, de 14 a 18/02, serão oferecidas aulas experimentais das atividades extracurriculares: Para as modalid...

Leia Mais